Tanto a organização quanto a realização de um evento empresarial bem-sucedido envolvem uma série de atividades e pessoas. Coordenar tudo isso e ainda ter resultados para a sua empresa ou negócio, não é uma tarefa fácil. Embora não seja impossível!
O segredo para quem pretende realizar um evento empresarial bem-sucedido é organização e clareza sobre os resultados esperados. Se você quer realizar um evento para ficar na memória do seu público e impactar potenciais clientes, não deixe de conferir!
1. Defina quais são seus objetivos
Afinal, o que você pretende participando deste evento? Garantir mais visibilidade para a sua marca? Lançar um novo produto ou serviço? Marcar presença entre os concorrentes e se posicionar? Lançar uma nova identidade visual? Ampliar seu potencial de vendas? São inúmeros os objetivos.
Um erro de muitas empresas é querer tudo ao mesmo tempo. Por exemplo, se você está investindo em lançar um novo produto, é fundamental garantir que os participantes provem ou testem o item que você quer apresentar. Isso vai impactar tanto no orçamento (produção e disponibilidade das amostras grátis), como também na organização (quem vai distribuí-las, como será a prova, etc.). Tudo precisa ser pensado! Por isso, é fundamental definir os objetivos. E, sim, quanto menos objetivos, melhor. Pois as ações são mais focadas e tem maior potencial de gerar resultado!
2. Estabeleça seu orçamento
Outro ponto importante para a organização de qualquer evento empresarial bem-sucedido é a definição do orçamento. Saber o quanto pretende gastar é fundamental. Até para saber se o evento é possível ou não.
Com o orçamento em mente é possível saber o que pode ou não ser cortado, bem como, quais são as prioridades que merecem maior investimento por parte da organização.
3. Pense em ações de impacto
Depois de definir quais são os objetivos do evento, é hora de colocar a criatividade para funcionar e pensar quais são as ações que melhor impactam o seu público e se alinham com as suas metas.
Na hora de fazer o brainstorm, deixe a criatividade voar alto. A ideia aqui é mesmo abrir todas as possibilidades. Somente depois de coletar uma série de ideias, você deverá analisar quais são aquelas que são viáveis. Em seguida, é preciso orçar e definir quais são aquelas que cabem no orçamento.
4. Escolha bem parceiros e fornecedores
Além de definir as ações é fundamental estabelecer quem serão os seus parceiros e fornecedores. Lembre-se é fundamental contar com pessoas de confiança, além de claro, elaborar bons contratos. A falha ou a falta de um parceiro ou fornecedor pode comprometer o sucesso do evento e causar impactos negativos no público. Lembre-se, é a sua imagem que está em jogo e ela vale muito!
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5. Faça check lists
Para cada ação do evento é essencial contar com um check list específico. Na maioria das vezes, as ações serão executadas por pessoas diferentes, por isso é essencial que elas tenham claro aquilo que precisam e devem fazer. Um check list é uma ótima forma de facilitar atribuição de atividades, além de favorecer o trabalho em equipe. Vale a pena elaborar alguns!
6. Conte com o auxílio de uma assessoria de eventos
Para certas coisas, apostar na filosofia do “faça você mesmo” com o objetivo de economizar, vale muito a pena! Porém, este não é o caso da organização de eventos. Se a sua empresa ou negócio não conta com uma pessoa ou uma equipe encarregada de fazer isso, o melhor é contar com uma assessoria de eventos especializada.
A exposição em um evento impacta diretamente o seu público. Logo, qualquer falha, problema ou equivoco podem prejudicar a imagem da sua empresa.
Economizar na preparação e organização também costuma gerar o famoso “barato que sai caro”, justamente por que é a imagem da sua empresa que está em jogo e não apenas a participação no evento.
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