Escolher o repertório da cerimônia de casamento nem sempre é uma tarefa fácil! O que não quer dizer que não pode ser algo bem divertido! Assim como outros detalhes, o repertório tem um papel importantíssimo e é responsável por trazer mais emoção para a cerimônia.
Para facilitar a escolha do repertório da cerimônia de casamento, separamos algumas dicas! Confira!
Normas para a escolha do repertório da cerimônia de casamento
Antes de tudo, se você irá se casar em uma igreja, lembre-se sempre de conferir quais são as regras para a cerimônia. Algumas igrejas restringem a quantidade de entradas, pedem que as damas e pajens entrem em um momento específico ou mesmo proíbem alguns tipos de música.
Agora, se você irá se casar em um salão ou mesmo em um sítio, a liberdade é muito maior. Nesse caso, quem monta o roteiro da cerimônia é você, selecionando os momentos de entradas, a ordem e suas respectivas músicas.
Os momentos da cerimônia
O primeiro passo é definir os momentos da cerimônia em que serão necessárias as músicas. Como já falamos, caso seu casamento ocorra em uma igreja, esse roteiro já estará pré-definido. Caso contrário, é bom utilizar o bom senso e não criar muitas etapas. Um casamento com oito músicas dura, em média, 1 hora. Tempo suficiente para a realização de todos os ritos.
Entrada de padrinhos ou noivo
Normalmente essas duas entradas acontecem em sequência, demandando a escolha de apenas uma música. É importante se lembrar que, de modo algum, pode ser uma música mais marcante que a entrada da noiva. Boas opções são instrumentais ou mesmo algum tema de filme que o noivo goste.
Entrada da noiva
Essa deve ser a música mais marcante da cerimônia. Tradicionalmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida pelas Campanas ou Clarinada. A Marcha pode ser usada para toda a entrada da noiva ou apenas como anúncio desse momento. Nesse caso, é feito uma combinação entre o arranjo da Marcha e o da música escolhida, para que não ocorram pausas entre uma e outra.
Entrada das crianças
Na maioria dos casos esse momento é realizado por crianças, o que pede um tema musical leve e descontraído. Podem ser utilizadas músicas infantis, geralmente arranjadas por solos de violino ou flauta.

[Você conhece quais são os rituais de cerimônia de casamento? Então, não deixe de conferir!]




Benção
Esse talvez seja o momento mais rígido da cerimônia. Em casamentos católicos, por exemplo, as músicas sacras são obrigatórias. Para casamentos de outras religiões, o ideal é escolher um tema de mesmo teor.
Assinaturas
Esse é um momento mais livre, no qual pode ser escolhida uma música leve, que tenha a ver com o casal. É preciso sempre levar em conta a letra da música, ainda mais se for em outra língua. Isso porque a melodia pode ser linda, mas a letra pode falar sobre separação, ou sofrimento.
Saída
Esse é o momento onde a escolha pode ser de uma música mais animada. Temas alegres e com boas batidas são uma ótima opção. Novamente, muito cuidado com a letra da música escolhida! A escolha do repertório da cerimônia de casamento requer atenção como qualquer outro preparativo do evento. Por isso, é legal que os noivos separem um momento para escolher aquelas músicas que marcaram a vida dos dois, ou ainda, sejam especiais para o momento! Preparando seu casamento? Confira mais dicas para calcular a quantidade de docinhos! Clique aqui e saiba mais!💍Conheça os #5 passos essenciais para planejar o casamento perfeito.💍
Acesse o material gratuito aqui!