Depois do serviço de sobremesa, não é incomum ver o noivo rodeado de amigos com uma sua gravata em uma bandeja e uma tesoura por cima dela. De mesa em mesa, todos vão passando fazendo uma tremenda algazarra! O objetivo é trocar pequenos pedaços da gravata por qualquer quantia em dinheiro. A tradição de cortar a gravata do noivo é bastante conhecida, porém, será que ela vale a pena?
Para alguns cortar a gravata do noivo em troca de algum dinheiro é encarado como algo bastante desrespeitoso. Para outros, passar a gravata nada mais é do que uma brincadeira divertida, que serve para dar boas risadas e aumentar a descontração durante a festa.
Uma coisa, porém, é certa! A tal “brincadeira da gravata” é polêmica e costuma dividir a opinião de convidados, noivos e assessores de casamento. Antes passar a gravata e sair pela festa batendo bandeja, fazendo alarde e sugerindo aos convidados darem mais dinheiro do que já gastaram para estar no evento, vale a pena considerar os prós e contras dessa tradição! Quer saber se vale a pena ou não passar a gravata do noivo no casamento? Então, não deixe de conferir!
Cortar a gravata do noivo: sim!
Cortar a gravata do noivo já se transformou em uma brincadeira bastante conhecida nas festas de casamento e envolve sempre boas risadas, muita piada e descontração. Em alguns estados, como é o caso de São Paulo, por exemplo, dificilmente você irá a um casamento sem se deparar com os amigos do noivo e o noivo passando a gravata em certa altura da festa.
Há festas em que nem as amigas da noiva ficam atrás! E acabam também passando o sapato da noiva para que os demais convidados depositem uma graninha.
A ideia de passar a gravata e o sapato é ajudar com os gastos da lua de mel, não importando o valor da contribuição. O objetivo dessa brincadeira também é descontrair a festa, dando um destaque para o noivo e seus amigos.
Cortar a gravata do noivo: não!
Para alguns convidados, no entanto, passar a gravata acaba sendo bastante deselegante e constrangedor. Já que muitos contribuíram com o chá de panela, chá bar, presentes da lista e ainda tiveram um gasto com vestuário e também transporte para ir à cerimônia e à recepção.
A forma como a brincadeira é feita também pode contar muito, já que muitos amigos do noivo acabam sendo grosseiros com outros convidados, acabando com o clima da festa.
Distribuir adesivos com frases constrangedoras do tipo “pão duro”, “eu já dei para o noivo”, “esse é o cara”, “mão de vaca”, entre outros, também pode ser algo fatal! Afinal, em uma festa de casamento é comum ter pessoas com diferentes graus de afinidade com os noivos e também de classes sociais diferentes. Isso pode fazer com que muitos se sintam mal e acabem até indo embora da festa antes.
Não existe regra, mas vale a pena refletir
Cortar a gravata do noivo ou não, ao final, acaba sendo uma decisão dos noivos. Por isso, é importante refletir sobre a brincadeira e sobre os convidados, para que uma simples gravata não acabe com o clima da festa.
Além de refletir sobre os convidados, também vale avaliar o tipo de festa, o estilo da cerimônia, a relação do casal com os convidados e o lugar da festa. Também vale a pena que a noiva e o noivo discutam sobre realizar ou não a brincadeira antes da festa chegar. Bater um passo com a assessora de casamento também é uma boa dica, já que um profissional com mais experiência e com um olhar de fora pode ajudar na decisão.
Lembre-se que ir a um casamento também custa aos convidados, assim como custa para os noivos. Caso você contabilize apenas os gastos com lembrancinhas para o chá-bar, mais presente, roupas, acessórios, cabelo e maquiagem, além do transporte, pode calcular que dificilmente um convidado gasta menos do que R$ 500,00 apenas para ir à festa.
Vale mais manter o clima da festa e fazer um evento inesquecível do que colocar acabar estragando o clima por uma brincadeira! Pense nisso, antes de passar a gravata!
E, você? O que acha sobre passar a gravata durante a festa de casamento? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para conferir um pouco mais sobre outra tradição dos casamentos: o buquê! Saiba tudo sobre porque as noivas usam buquê clicando aqui!