Quando os noivos sonham com o grande dia, geralmente eles apenas veem uma cerimônia emocionante e uma festa inesquecível. Porém, para que o casamento dos sonhos se torne realidade é preciso tomar alguns cuidados, especialmente na hora de formalizar contratos de serviços.
Na hora de planejar e realizar o casamento que você sempre quis, esses documentos são essenciais para a segurança dos noivos, da festa e até dos convidados. O casamento é um evento bastante definitivo e a margem para riscos deve sempre ser mínima. Por isso, não deixe de formalizar contratos de serviços e, mais do que isso, ficar atento à algumas dicas! Confira
Informe-se sobre o fornecedor
Antes mesmo de fechar o contrato com o fornecedor, cheque a sua reputação com outros clientes. Outra dica é checar em canais especializados, como o Reclame Aqui, por exemplo, se não existem quaisquer queixas sobre os fornecedores que você pretende contratar.
Proposta de orçamento não é igual a contrato de serviços
Muitos fornecedores, especialmente os profissionais autônomos e empresas de pequeno porte, costumam oferecer uma proposta de orçamento no lugar dos contratos de serviços. No entanto, juridicamente falando, esses documentos têm validades bastante diferentes. Um contrato é o que se chama tecnicamente de título executivo extrajudicial. Em outras palavras, caso o fornecedor não cumpra com aquilo que foi acordado, o contratante pode acionar diretamente a Justiça para que as penalidades do contrato sejam aplicadas e os danos ressarcidos.
Caso o fornecedor não tenha um contrato de serviços para oferecer, procure redigir você e documento e entregue-o para que assine. É fundamental ter todas as contratações de fornecedores formalizadas, sem exceção.
Preste atenção em algumas formalidades dos contratos de serviços
Quando um contrato não possui a assinatura de duas testemunhas, ele pode ter sua validade questionada. Da mesma maneira, é fundamental checar se a qualificação das partes, ou seja, nome, endereço, CNPJ, entre outros dados, estão corretas e são verdadeiras. Não deixe de pedir o cartão de CNPJ dos seus fornecedores para checar tais informações. Esses pequenos cuidados podem livrar você de fraudes e problemas no grande dia.
Por fim, procure assinar o documento pessoalmente. É fundamental se certificar de que quem assina de fato é responsável pela empresa contratada e também pelos serviços prestados.
Evite contratar empresas e fornecedores que não possuem CNPJ
Antes era mais difícil para um pequeno fornecedor ou um profissional autônomo ter uma empresa. Porém, com a criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI) a maioria dos profissionais que atua de forma autônoma já pode formalizar sua atividade e ter um CNPJ. Para quem contrata, é mais seguro optar por empresas e profissionais que estão formalizados. Só abra mão disso, caso você conheça e confie muito no profissional. E, mesmo assim, considere o risco.
Contratos com buffets e espaços para festas
Problemas com o buffet ou com o local da festa podem colocar tudo a perder. Portanto, tenha especial atenção a esses contratos e algumas das suas cláusulas que são comuns. Alguns buffets, por exemplo, cobram dos noivos louças e copos quebrados. Verifique a presença desse tipo de cláusula e avalie mesmo assim se vale a pena assinar.
No caso do espaço de festas, avalie no contrato quais são os cuidados para problemas do tipo falta de energia. A casa conta com um gerador? Caso não possua, vale a pena incluir.
Não abra mão de uma boa assessoria para casamentos
Uma assessoria de casamento pode fazer toda a diferença em diversos aspectos do planejamento do evento. Porém, quando se trata de contratos de serviços, o diferencial desse serviço é ainda maior. Isso porque, por conta da experiência, as assessorias já conhecem contratos e cláusulas que podem trazer problemas para os noivos no futuro. Por isso, vale a pena considerar esse tipo de serviço.
Estabeleça uma boa cláusula de quebra de contrato
Por fim, não deixe de dar uma atenção especial a cláusula que se refere à quebra dos contratos de serviços. É nessa cláusula que se estabelecem as penalidades aplicadas às partes que deixam de cumprir com aquilo que está estabelecido. Procure sempre se proteger e garantir que a festa e a cerimonia sejam do jeito que você sempre sonhou. O casamento é um evento único e muito especial, não deixe que maus fornecedores coloquem tudo a perder!
Gostou dessas dicas? Então, não deixe de saber mais o que considerar antes de contratar uma assessoria de casamento.
Tags :
Assessora de Casamento,Assessoria de Casamento,Contratos de Fornecedores,dicas de casamento,planejamento de casamento,Planejamento de Eventos,Wedding Planning