Noivos cansados, padrinhos e convidados entediados, crianças chorando. Ninguém imagina esse cenário para o próprio casamento, porém infelizmente quando o tempo do casamento é longo demais, é exatamente isso que acaba acontecendo.
O casamento é um evento único que costuma ser preparado com muito carinho e muita antecedência. Porém, muitos noivos preocupados com os detalhes da festa, acabam se descuidando de um item importante, que costuma ser o coração do evento: sim, estamos falando da cerimônia!
Cerimônias muito longas ou muito curtas sempre causam a sensação de desconforto, tanto nos noivos, quanto nos convidados. Por isso, ter uma estimativa sobre o tempo da cerimônia e contar com um bom cerimonialista faz toda a diferença na hora de fazer um casamento emocionante e inesquecível.
Para calcular esse tempo e fazer da cerimônia do seu casamento algo marcante, confira as dicas!
Nem muito longo, nem muito curto
Uma cerimônia de casamento pode envolver uma série de rituais. Por isso, não existe um tempo ideal único que pode ser considerado o ideal. Embora muitos cerimonialistas atestem que o melhor tempo está entre 35 a 40 minutos, dependendo do tipo de casamento e dos desejos dos noivos, esse tempo pode ser um pouco mais longo, ou um pouco mais curto.
De toda forma, é importante conversar bastante com o cerimonialista antes e tentar definir, ao menos, um tempo estimado.
Entre o discurso do cerimonialista e o desejo dos noivos deve sempre prevalecer o bom senso, até porque os convidados também fazem parte da festa. Por isso, caso as condições climáticas não esteja favoráveis ou exista uma grande quantidade de idosos e crianças de colo, vale a pena encurtar o ritual.
Os detalhes e o tipo de cerimônia sempre devem ser levados em consideração. E tanto o celebrante quanto os noivos devem ter uma dose de flexibilidade para adaptar as expectativas ao momento e fazer com que ele se torne marcante e inesquecível.
Tipos de cerimônia e tempo
Existem determinados tipos de casamento, cujo tempo da cerimônia pode ser até menor do que 30 minutos. É o caso, por exemplo, de um mini wedding, onde não existe o cortejo, por exemplo.
Além disso, as cerimônias religiosas costumam ter um tempo pré-determinado conforme o tipo da religião. Por isso, quem vai se casar no religioso deve sempre perguntar ao celebrante qual o tempo ideal da cerimônia de casamento. Caso o tempo do casamento seja muito longo, ou ainda, exija vestimenta especial dos convidados, é importante que isso fique claro no convite.
A importância da cerimônia e o tempo do casamento
Existem casais que valorizam bastante a cerimônia e gostariam de contar com várias entradas, músicas e rituais específicos. Outros casais consideram a cerimônia apenas um ato formal e por isso não dão tanta importância.
A cerimônia, no entanto, é o coração de um casamento e simboliza o rito de união do casal. Por isso, ela tem sim uma grande importância. Isso não significa, contudo, que ela deve durar horas, nem muito menos, ser algo proforma.
A cerimônia deve refletir a história do casal e sua personalidade. Deve ser sempre emocionante e cheia de significados. Porém, sem que haja exageros tanto para deixa-la muito longa, quanto para deixa-la muito curta.
Durante os preparativos converse bastante com o celebrante e principalmente com a sua assessoria de casamento. Certamente eles vão poder ajudar os noivos a chegar em um consenso sobre o melhor tempo, os rituais cabíveis e a melhor forma de fazer uma cerimônia com a cara do casal.
Mais do que tempo, qualidade
Saber o tempo ideal da cerimônia de casamento é importante, com certeza. Porém, esse não é o único detalhe que faz a diferença. Uma cerimônia deve contar com um discurso verdadeiro, que esteja alinhado com o casal e sua história. Por isso, vale a pena avaliar bem quem é o celebrante e escolher aquele que o casal tem real confiança.
Um casamento feito com base em um discurso vazio, pode ter o tempo ideal de cerimônia de casamento, que mesmo assim irá descontentar os noivos e os convidados. Por isso, é importante escolher um bom celebrante, que saiba da história de união e esteja disposto a fazer uma cerimônia inesquecível.
Lembre-se que o casamento é um evento único e que não dá para voltar no tempo caso algo dê errado. Assim, contar com os profissionais corretos e planejar com uma boa antecedência acaba fazendo toda a diferença no grande dia!
Gostou dessas dicas? Qual o tempo ideal de cerimônia para você? Deixe seus comentários abaixo e não deixe de conferir nossas dicas para você escolher um bom celebrante!