Para quem está cuidando dos preparativos do casamento, já percebeu que quase tudo gira em torno da quantidade de convidados: escolha do espaço, número de cadeiras, serviço de buffet, quantidade de bebidas, etc. Assim, é necessário ter ao menos uma estimativa do número de pessoas que estará presente no grande dia. E para te ajudar nessa tarefa, existe o famoso R.S.V.P., ou simplesmente, a confirmação de presença no casamento.
Confira neste post tudo que você precisa saber sobre essa importante ferramenta e garanta o sucesso na hora de planejar seu casamento!
O significado de R.S.V.P.
R.S.V.P. é a abreviação de “répondez s’il vous plaît”, uma expressão francesa que significa “responda, por favor”. Esse pequeno papel, que segue junto do convite e é destinado àqueles especificados nele, é usado como uma confirmação de presença no casamento.
O uso das iniciais surgiu durante o reinado de Luiz XIV na França e se espalhou por todo o ocidente, já que no século XIX, o francês era a língua sinônimo de requinte e luxo.
O R.S.V.P. serve como confirmação de presença no casamento, mas também pode ser usado em diversos tipos de eventos.
Ativo ou Passivo
Existem duas formas de se utilizar o R.S.V.P., a forma ativa ou passiva.
A ativa é quando uma pessoa entra em contato com todos os convidados confirmando se irão ou não ao casamento. E, a passiva, é quando no convite é informado um telefone, e-mail ou site para que os próprios convidados façam a confirmação de presença.
No Brasil, infelizmente, a maioria das pessoas não costuma enviar a confirmação de presença no casamento, não entendem a importância do ato ou não se lembram de ligar ou enviar um e-mail confirmando.
Assim, o R.S.V.P. ativo é muito mais eficaz que o passivo. E mesmo no ativo, você pode considerar que 10% dos confirmados não comparecerão ao evento, pois sempre podem aparecer imprevistos. Além disso, algumas pessoas confirmam por vergonha de dizer que não poderão ir.
Como usar o R.S.V.P. para confirmação de presença no seu casamento
- O R.S.V.P. pode ir no cartãozinho anexado ao convite ou escrito diretamente, em letras menores, no final do convite. Uma boa ideia de redação é: “R.S.V.P. e sugestões de presentes pelo site www ou pelo telefone xxxx-xxxx”.
- O ideal é que os noivos indiquem um telefone para o R.S.V.P. e também um site ou e-mail. O telefone é importante porque muitas pessoas, especialmente as mais velhas, não têm acesso à internet.
- Não existe problema nenhum em escrever “favor confirmar presença” ao invés da sigla R.S.V.P. Pode ser até melhor, já que não gera dúvidas entre os convidados.
- É interessante colocar uma data limite para a confirmação de presença. O ideal é de 20 a 15 dias antes da data do casamento.
- Contrate uma pessoa para atender o telefone ou responder os e-mails de confirmação de presença e deixe instruções claras sobre quando falar não para um convidado. Sempre terá aquele tio que confirmará a presença da família inteira, incluindo os vizinhos e parentes distantes.
- Uma boa resposta para quem insiste em confirmar mais pessoas do que a quantidade de que consta no convite e na lista, é dizer que há limitação de espaço e que por isso os noivos não puderam convidar todas as pessoas que gostariam.
- Se for contratar uma assessora para seu casamento, inclua no pacote de serviços o R.S.V.P. ativo ou passivo para recebimento das confirmações de presença.
- Na festa, os noivos devem decidir se barram ou não a entrada das pessoas que não estejam com o nome na lista de confirmados. Porém, é importante ter, na entrada da festa, a quantidade suficiente de recepcionistas para conferir todos os nomes, sem tumulto ou fila de espera.