Crianças no casamento: 5 coisas que toda noiva precisa saber…

Assessoria e Cerimonial,Dicas e Inspirações,Eventos realizados
Difícil quem não se encante com as crianças participando de uma cerimônia de casamento. Geralmente, nessa parte, noivos, parentes e amigos costumam se derreter! Contudo, durante o planejamento, é comum que surjam dúvidas sobre as crianças no casamento. Quantas crianças convidar? Quais são as roupas mais indicadas? Qual a melhor idade? E, principalmente, como fazer com que os pequenos participem da cerimônia sem choro ou traumas. Ficou curiosa? Então, confira as cinco coisas que toda noiva precisa saber sobre crianças no casamento, para ter um dia perfeito na companhia dos pequenos!
casamento-em-bh (121)
Casamento Ludmila & Antônio - Realizado 30/01/2016
Crianças no casamento: qual a origem dessa tradição? Levar crianças para a cerimônia de casamento não é algo nada moderno. Na Idade Média acreditava-se que a presença das crianças, vestidas como os noivos, servia para enganar os maus espíritos que podiam prejudicar o casamento. O costume permanece até hoje. Porém, atualmente, crianças no casamento participam por um outro motivo, que nada tem a ver com maus espíritos. A entrada das damas e pajens com as alianças é o momento fofura de qualquer cerimônia e rende sempre lindas imagens! cerimonial-de-casamento-em-bh (13) Dúvidas sobre as crianças no casamento
  1. Quantos pajens e damas posso ter?
A princípio, não existe regra sobre a quantidade de pajens e damas. No entanto, dependendo do tipo de cerimônia, podem existir limitações, como é o caso da cerimônia católica, por exemplo. O ideal, portanto, é considerar o espaço disponível para elas no local da cerimônia e se informar sobre as regras do local onde será realizado a cerimônia. Com relação ao sexo das crianças também não há regras. Podem ser casais, só meninos ou só meninas. O importante é escolher crianças que sejam especiais para o casal. casa-pampulha-bh (17)
  1. Qual a idade ideal?
Também não há limite de idade para damas e pajens. Mas por costume, o ideal é por volta de 10 ou 12 anos. É preciso ter em mente que se o casal optar por crianças menores de quatro anos podem acontecer surpresas e imprevistos. A criança pode chorar, desistir no meio do caminho ou mesmo nem sequer entrar! Quanto as crianças mais velhas, também não há problema. O importante, como já foi dito, é que as crianças escolhidas sejam especiais e que façam, de alguma maneira, parte da vida do casal. cerimonial-de-casamento-em-bh (20)
  1. Roupas
As roupas escolhidas para as crianças devem levar em conta o estilo e local do casamento. Por exemplo, um casamento ao ar livre, na praia ou no campo, pede roupas leves, claras e até mesmo vestidos estampados e floridos. Já um casamento noturno e sofisticado pede terno para os meninos e muito bordado e renda nos vestidos das pequenas. Importante: escolha roupas bonitas, mas antes de tudo confortáveis! Crianças com roupas de tecido que pinica ficarão irritadas e pouco à vontade. Uma das grandes dúvidas sobre as crianças no casamento é saber quem deve pagar pela roupa dos pajens e damas. Mas aqui também não existe regra. É de bom tom que os noivos se ofereçam para pagar, mas isso vai do bolso e do bom senso de cada um. Se os pais das crianças decidirem arcar com a despesa é importante que os noivos indiquem com antecedência o local e o modelo que deverá ser usado, para que os pais providenciem o aluguel ou compra das roupas. casamento-igreja-são-josé-bh (10)
  1. Como organizar a participação das crianças
As crianças devem entrar antes da noiva, após noivo e padrinhos. Já as crianças que levam as alianças devem entrar no meio da cerimônia de casamento. Em geral, elas entram por ordem de tamanho, do menor para o maior, mas isso também, como tudo em matéria de casamento, não é uma regra fixa. Escolha uma ordem que faça sentido para o casal. Na hora da entrada, se forem crianças pequenas, é necessário que elas vejam os pais na frente, próximo ao altar. Esse pequeno gesto dará segurança e confiança para que elas entrem desfilando e esbanjando fofurices. Uma boa dica, no caso de crianças de idades diferentes, é que a as menores entrem de mãos dados com as maiores. Assim as maiores ajudam a guiar as pequenas, evitando que elas se percam ou fiquem no caminho.
casamento-igreja-são-josé-bh (21)
Casamento Tatiane & Ricardo - Realizado 10/12/2016
  1. O que as crianças carregam
Aqui o que vale é a criatividade dos noivos, mas não esqueça de perguntar se existe alguma restrição no local da cerimônia. As meninas podem carregar flores, objetos como ursinhos ou balões. Já os meninos podem entrar empurrando um carrinho ou soprando bolhas de sabão. Ambos podem também carregar plaquinhas com o nome dos noivos ou com alguma frase especial para o casal.  Esclarecidas as dúvidas sobre as crianças no casamento? Então, deixe seu comentário e se  inspire com estes pajens e daminhas que entraram para roubar a cena. cerimonial-de-casamento-em-bh (24)
Tags :
Crianças no Casamento,Damas e Pajem,Daminhas e Pajens,dicas de casamento,Roupas para Damas,Roupas para Pajens

Categorias do Blog

× Como posso te ajudar?