O casamento é uma celebração especial e única. Justamente por isso, ele conta com uma série de simbologias e pequenas regras.
Por mais que um casal não seja nada tradicional, observar alguns protocolos de casamento é necessário para organizar tanto a cerimônia quanto a recepção, tornando o evento perfeito para os noivos e convidados!
Atender aos protocolos, no entanto, não significa que tudo precisa ser feito à risca! Ou seja, é possível modificar e inovar nos tradicionalismos, principalmente se o objetivo é fazer um casamento personalizado e com a cara dos noivos!
Para saber um pouco mais sobre os protocolos tradicionais e o que pode ser modificado para tornar seu casamento único, vale a pena conferir!
Protocolos de casamento tradicionais
Todo casamento conta com alguns protocolos tradicionais, tais como a posição dos pais e padrinhos, a entrada da noiva e a saída do cortejo nupcial. Esses protocolos de casamento devem ser conhecidos dos noivos até para que possam saber aquilo que querem modificar no grande dia.
Posição dos convidados e padrinhos
Tradicionalmente, os convidados do noivo devem se sentar do lado direito e os da noiva do lado esquerdo, seguindo a posição do casal no altar. Da mesma forma, as madrinhas devem ficar do lado esquerdo dos padrinhos.
Entradas
Os padrinhos devem entrar de forma intercalada na Igreja ou no local da cerimônia e a tradição pede que sejam em número par.
O pai do noivo deve entrar com a mãe da noiva, seguindo o noivo que entrará com a sua mãe. Após a entrada dos padrinhos, devem entrar as daminhas e pajens. Caso existam damas adultas, elas deverão entrar logo após as crianças.
A noiva, por sua vez, entrará com seu pai, que ficará do lado direito e deve entregá-la ao noivo no altar. O pai da noiva, antes de entregá-la ao seu futuro marido, deve levantar seu véu, conforme também manda a tradição.
Cerimônia
A cerimônia de casamento poderá ser realizada por um padre, juiz de paz ou mesmo um celebrante que irá realizar um discurso antes da entrega das alianças. Na sequência, os noivos fazem um juramento e fecham a cerimônia com o esperado beijo!
Na saída, os primeiros a descerem do altar serão os noivos. Depois, seguem os pais da noiva e depois do noivo e na seguida os padrinhos.
Para casamentos onde ao final existe a tradicional chuva de arroz, os noivos deverão sair por último do altar.
Recepção dos convidados
Na recepção também existem alguns protocolos importantes. Os noivos devem ser os últimos a entrar e vão direto para a mesa cortar o bolo e fazer o brinde.
Antes da festa também é o momento das fotos. É nesse momento que padrinhos e familiares são convidados para fazerem as fotos junto do casal.
O tão esperado buquê também tem momento certo? Sim! Deve ser jogado após servirem a sobremesa, enquanto todos os convidados ainda estejam presentes.
Inovando nos protocolos
Como explicamos, os protocolos de casamento têm como principal função organizar tanto a cerimônia quanto a recepção. Porém, isso não significa que os noivos não têm a liberdade para alterar ou mesmo modificar certos protocolos para deixar o casamento com a cara do casal.
Hoje, por exemplo, boa parte dos casais prefere quebrar o protocolo do lugar dos convidados durante a cerimônia. Isso faz com que fiquem mais à vontade para se sentarem onde quiserem.
A entrada da noiva é outro protocolo que pode ser modificado. Entrar sozinha, ou mesmo, acompanhada do futuro marido também são duas possibilidades.
Jogar o buquê após a cerimônia, em vez de no final da recepção, é a melhor opção para algumas noivas, principalmente quando existem muitos convidados idosos que não ficarão até o final da festa.
Para não errar!
A melhor maneira de não cometer gafes com relação aos protocolos de casamento é contar com o auxílio de uma assessoria especializada. Como as assessorias já conhecem bem os rituais de casamento, podem aconselhar o casal sobre quais protocolos modificar, sem prejudicar o andamento da cerimônia ou da festa.
Principalmente para quem quer fazer um casamento personalizado e com a cara do casal, contar com esse tipo de serviço pode fazer toda a diferença para um evento inesquecível.
Qual o tipo de casamento dos seus sonhos? Casamento tradicional ou casamento personalizado? Comente abaixo! E, não deixe de conferir nossas dicas para crianças no casamento!